1 dia em Santa Teresa – RJ

O bairro de Santa Teresa na Cidade do Rio de Janeiro é um dos bairros mais interessantes e procurados pelos turistas do Brasil e do mundo, é muito charmoso, com ar boêmio, possui muitos bares, restaurantes, centros culturais, mirantes e ateliês de artistas locais. Também é por lá que circulam os famosos e tradicionais bondinhos de Santa Teresa.

DSC06768  Preparamos para vocês um roteiro super bacana de 1 dia em Santa Teresa, para aproveitarem o melhor que esse bairro tem a oferecer.

Nosso dia em Santa Teresa começou assim… Fomos de carro até o Centro do Rio e estacionamos na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, o estacionamento custa R$ 20,00 por 12h, não tem tarifa menor. Aproveitamos para conhecer a Catedral que chama a atenção pelo seu formato cônico e imponente, a Igreja é toda em estilo modernista e possui lindos vitrais coloridos na parede, que vão até o alto da cúpula. Na parte de baixo da Catedral fica o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, que funciona toda quarta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h, aos sábados e domingos o funcionamento é de 9h às 12h.

DSC06740.JPG

Depois da visita a Catedral partimos para a Estação do Bondinho de Santa Teresa, localizada bem próximo da Catedral, na Rua Lélio Gama ao lado do Edifício Sede da Petrobrás. O bondinho é gratuito e funciona todos os dias de 11h às 16h com intervalos de 20 minutos. O trajeto é lindo, mas dura pouco, o ponto alto é a passagem sobre os Arcos da Lapa.

DSC06771.JPG

Descemos na estação do Largo do Guimarães, que é o ponto final do bondinho e fomos até ao Museu do Bonde (Entrada Gratuita), mas estava fechado para reformas. Então, decidimos conhecer o bairro caminhando, vale a pena percorrer as ruas de Santa Teresa a pé sentindo o clima bucólico e apreciando cada cantinho desse lindo lugar.

DSC06767

Andamos até o Largo do Curvelo e de lá seguimos as placas para o Parque das Ruínas (Entrada Gratuita). Um lindo casarão que em seus tempos áureos, na década de 20, recebeu pessoas ilustres para festas e bailes, hoje é um parque público, centro cultural e ainda possui um mirante com uma vista panorâmica da Baía de Guanabara e do centro do Rio de Janeiro. O Parque das Ruínas é um ótimo local para tirar fotos, descansar, apreciar a paisagem e fazer um lanche no Café das Ruínas.

DCIM100GOPROGOPR2366.

Bem ao lado do Parque das Ruínas fica o Museu da Chácara do Céu (Entrada para o Museu:  R$ 2,00), uma casa modernista que pertenceu ao colecionador de arte Carlos Maya. Possui vários originais de obras de arte feitos por artistas que estiveram no Brasil principalmente na primeira metade do século 19, incluindo quase 500 originais de Jean-Baptiste Debret.

DSC06799

Para terminar o passeio, descemos até a Escadaria Selarón, esta famosa escada liga o Largo da Lapa ao bairro de Santa Teresa. O artista chileno Jorge Selarón morava em frente a escadaria, que se encontrava em estado precário de conservação e decidiu restaurá-la, no início era apenas um passatempo, depois com o tempo se tornou uma obsessão. Selarón começou a vender suas pinturas para financiar a empreitada e após anos de exaustivo trabalho, a escadaria virou um sucesso, tornando-se em um belo cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. É uma verdadeira obra de artes ao ar livre, cada cantinho da escadaria tem algo diferente e as cores vivas chamam muito a atenção.

DSC06817

Como fomos em um sábado a tarde, a escadaria estava muito lotada e havia uma fila bem grande para tirar foto na parte principal da escadaria. Por isso, uma dica é fazer a visitação no período da manhã e fora do final de semana.

Santa Teresa tem tudo isso e muito mais!!! Se você mora no Rio de Janeiro não pode deixar de conhecer, se estiver de passagem por aqui Santa Teresa é parada obrigatória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s